O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi é aguardado na terça-feira (29) pela Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados, onde foi convocado para apresentar a agenda estratégica da Previdência Social, em um momento delicado para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A autarquia está no centro de uma crise, após a descoberta de um esquema de descontos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas. Estima-se que o
Leia mais:
Além da Câmara, Lupi também foi convocado pela Comissão de Fiscalização e Controle do Senado Federal para dar explicações sobre o caso. O convite foi feito antes do escândalo vir à tona e tinha outro objetivo inicial, mas sua presença ainda não foi confirmada. Até o domingo (27), o ministro não havia se pronunciado sobre a participação na audiência.
A pressão sobre Lupi aumentou após revelações feitas pela TV Globo que apontaram que o ministro tinha conhecimento das fraudes desde o início de 2023 e demorou cerca de 10 meses para tomar providências. Esse atraso gerou mais críticas, especialmente entre os parlamentares que questionam sua responsabilidade no caso.
Leia mais:
Se Lupi decidir não comparecer ao Senado, a Comissão de Fiscalização e Controle já colocou na pauta de votações da terça-feira mais dois requerimentos que pedem sua convocação.
O