Ouvindo...

Lula diz que não viu Trump no velório do Papa Francisco: ‘não olhei nem pro lado’

Presidente Lula (PT) foi questionado por jornalistas se cumprimentou o presidente norte-americano

Donald Trump, presidente dos EUA, durante a missa de exéquias do Papa Francisco

O presidente Lula (PT) disse, em entrevista após a missa de exéquias do Papa Francisco, que não cumprimentou o presidente norte-americano Donald Trump porque não o viu.

“Não, não cumprimentei [o presidente Donald Trump] porque eu tava conversando com o meu pessoal sobre a questão da segurança na saída, que tava uma confusão muito grande. Eu não cumprimentei, não vi, não olhei nem pro lado. Eu não vi o Trump, na verdade”, disse o presidente Lula aos jornalistas em Roma.

Encontro

Trump teve um encontro com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, lateralmente às cerimônias em memória do Papa Francisco. Os dois discutiram a Guerra entre Rússia e Ucrânia e, segundo a Casa Branca, foi uma “reunião muito produtiva”.

Lula também comentou a Guerra, e afirmou que o conflito “está ficando sem explicação”.

Leia também

Velório do Papa Francisco

Lula falou em “dever cumprido” após participar do velório e da missa por Francisco e afirmou que “cumprimos o nosso dever como cristãos, como religiosos e como políticos de vir no enterro de uma pessoa admirável como o Papa Francisco”.

O presidente brasileiro disse, também, o que deseja para o novo papa, a ser eleito em conclave: “Quisera Deus que o próximo Papa fosse igual a ele, com o mesmo coração dele, com os mesmos compromissos religiosos dele, com os mesmos compromissos, com o combate à desigualdade que teve o Papa Francisco”, afirmou.

Francisco foi sepultado na manhã deste sábado (26) em Roma, na Igreja de Santa Maria Maior.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.