Ouvindo...

Em discurso de posse, Donald Trump diz que ‘era de ouro dos Estados Unidos começa hoje’

No primeiro discurso como presidente, Trump exaltou o povo americano e prometeu que país “será maior, mais forte e muito mais excepcional do que nunca”

Trump discursa pela primeira vez após posse no Capitólio

Donald Trump fez seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos, na tarde desta segunda-feira (20), durante a cerimônia de posse. Sua fala foi voltada a exaltação do povo americano e a promessa de fazer com que o país volte a ser “respeitado e admirado” mundialmente.

Acompanhe ao vivo a cerimônia de posse de Donald Trump como o novo presidente dos EUA

Trump abriu e finalizou o discurso dizendo “era de ouro dos Estados Unidos começa a partir de hoje”.

“A partir de hoje, nosso país florescerá e será respeitado novamente e em todo o mundo. Seremos a inveja de todas as nações e não permitiremos mais que nos aproveitem durante todos os dias da administração Trump. Colocarei a América em primeiro lugar”, disse.

“A nossa soberania será recuperada, a nossa segurança será restaurada. A balança da justiça será reequilibrada. A cruel, violenta e injusta instrumentalização do Departamento de Justiça e do nosso governo terminará. A nossa principal prioridade será criar uma nação orgulhosa, próspera e livre. A América em breve será maior, mais forte e muito mais excepcional do que nunca”, acrescentou.

Leia também

Trump retorna a Casa Branca para segundo mandato

Essa é a segunda vez que o magnata norte-americano ocupa a cadeira da presidência. Em seu retorno ao poder, Donald Trump prometeu realizar a maior deportação em massa da história, com uma verdadeira “caça” aos imigrantes ilegais do país.

Na economia, Trump tem apostado em uma agenda liberal e protecionista, com corte de impostos e aumento nas tarifas para produtos importados. Uma das propostas é criar tarifas de 10% a 20% sobre todas as importações.

Outra área em que a chegada de Trump promete uma grande mudança nas políticas dos Estados Unidos é a do Meio Ambiente. Trump quer retirar o país de vários acordos internacionais e reverter medidas de Biden na área ambiental.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.