O secretário de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Belo Horizonte, Leandro César Pereira, disse nesta quinta-feira (24) que o Executivo já alcançou 90% do processo de municipalização do Anel Rodoviário. Ainda segundo ele, levando-se em consideração cronogramas da pasta, a PBH espera
A declaração aconteceu durante audiência pública na Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Municipal de Belo Horizonte, convocada para discutir a
De acordo com Leandro César, a
“Dentro dos nossos cronogramas de preparação tem um marco importante, que é ali entre junho e julho, de a gente já ter vencido algumas etapas, principalmente na perspectiva de contratações que são necessárias, de pelo menos a gente ter licitações na praça para que a gente tenha condições de assumir o Anel Rodoviário de maneira estruturada”, comentou o secretário. “Eu, pessoalmente, diria que a gente está em torno de 80%, 90% evoluído em termos de processo”, acrescentou.
O secretário ainda chamou de ‘etapa vencida’ a aprovação do Conselho Diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que, segundo a prefeitura, já iniciou a formalização do processo de alienação do Anel Rodoviário. O secretário afirmou que o governo federal tem uma comissão constituída para organizar o processo de entrega dos 27 quilômetros da rodovia, o que chamou de um ‘avanço favorável’.
Leandro César acrescentou ainda que há interesse de Brasília na conclusão do processo, além de haver perspectiva para
Segundo o representante da prefeitura, o DNIT já faz intervenções no Anel Rodoviário, na altura do bairro Betânia, região oeste, para entregar a rodovia em condições mais favoráveis, com investimentos já executados.
Já segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Guilherme Willer, quando concluído o processo de municipalização, os recursos aplicados pela prefeitura no Anel vão depender de qual parte das melhorias ficará sob responsabilidade do Executivo. O tema está em discussão constante com o governo federal. Não se sabe ainda qual o valor dos investimentos que devem ser feitos, tendo em vista que há possibilidade de aportes financeiros compartilhados entre a prefeitura e o governo.