O prefeito de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, Heron Guimarães (União), afirmou, nesta quarta-feira (23), durante o programa ‘Rádio Vivo’ diretamente de Brasília, na inauguração do novo estúdio da Itatiaia na capital federal, que tem conversado com os prefeitos de Belo Horizonte, Nova Lima e Contagem para a criação de um consórcio de integração entre os municípios.
Heron afirmou que a proposta ainda será desenvolvida. “Recentemente eu, Marília [Campos, prefeita de Contagem], Álvaro [Damião, de BH] e João Marcelo [Nova Lima] conversamos sobre isso. Tem uma proposta embrionária, vamos ver. Betim, Contagem, Belo Horizonte e Nova Lima podem, sim, fazer esse consórcio. Isso vai trazer um benefício enorme e um benefício muito grande para as 4 cidades”, disse.
O prefeito de Betim também afirmou ser entusiasta do G10, grupo reunindo as principais cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Para ele, o grupo traria benefícios para as cidades do entorno.
“Não tem uma articulação estadual que faça isso, então os municípios têm que se organizar. Acho que a Marília é a melhor prefeita de Minas e vamos juntos, agora junto com o Álvaro e o João, buscar essa parceria, esse consórcio, porque, de fato, Betim e Contagem se juntam na divisa, Ibirité também, e ninguém sabe”, afirmou.
Desafios
Heron, eleito em 2024, também falou sobre os desafios que tem encontrado na prefeitura de Betim. “É uma encrenca do tamanho que eu imaginava, não fui iludido, sei exatamente o tamanho da encrenca. Tenho a perfeita noção do que é ser prefeito. Betim é uma cidade equilibrada financeira e orçamentariamente”.