A primeira-dama, Janja da Silva, defendeu a regulamentação das redes sociais, nesta quarta-feira (16), após a morte de Sarah Raissa Pereira de Castro, de 8 anos,
Em vídeo publicado no Instagram privado, Janja diz: “A gente tem uma série de temas importantes que precisam de votação no Congresso Nacional. Mas tem esse que é urgente, urgentíssimo: a regulamentação das redes sociais”, afirmou ela.
A primeira-dama chamou o desafio da rede social de “ignorante” e afirmou que as plataformas não podem ser “terra de ninguém”.
“A gente vai seguir trabalhando para que o projeto de regulamentação das redes seja aprovado com a mais urgência possível”, disse Janja.
Pauta no Congresso
A presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), enviou na terça-feira (15) um ofício às plataformas TikTok e Kwai, cobrando providências para garantir a proteção da integridade física e psicológica de crianças e adolescentes que acessam os conteúdos disponibilizados por essas redes sociais.
O PL das Fake News
O projeto de lei, conhecido como PL das Fake News,
O texto enfrenta resistência de deputados da oposição, que dizem acreditar que o projeto pode restringir a liberdade de expressão nas redes sociais, e de donos das chamadas big techs.
Em 2023, a proposta estava pronta para análise do plenário. No entanto, em meio às divergências, foi encaminhado para uma comissão especial.