A imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está desgastada entre os brasileiros e a avaliação sobre os EUA está cada vez mais desfavorável.
Os dados são da pesquisa Quaest, divulgada nesta terça-feira (8), que mostra que 43% dos entrevistados têm uma imagem negativa do presidente americano, contra 22% que consideram a imagem de Trump positiva.
“Quem paga o preço da imagem negativa do presidente americano são os EUA. De um ano pra cá, a opinião desfavorável sobre o país foi de 24% para 41%. Enquanto a opinião favorável caiu de 58% para 44%. É uma queda bastante expressiva”, explica o diretor do instituto Genial/Quaest, Felipe Nunes.
Saída diplomática
O levantamento questionou também como os brasileiros esperam que o governo reaja à taxação determinada por Trump sobre os produtos brasileiros. A maioria espera que a reação venha pela diplomacia e pelo diálogo (53%), não pelo revide da taxação dos produtos americanos (33%).
A pesquisa - publicada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, nesta terça-feira (8) - foi feita no final de março, ou seja, antes do anúncio do