Ouvindo...

Prefeito de Nova Lima diz que é entusiasta do G-10 da Grande BH

Ideia é reunir as dez maiores economias da Grande BH e discutir problemas da região metropolitana em bloco

Prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania)

A intenção de criar um grupo reunindo as principais cidades da região metropolitana de Belo Horizonte ganha força entre os prefeitos. O “G-10” é inspirado no G-20, grupo de cooperação econômica internacional que reúne os países com as maiores economias do mundo.

Como a Itatiaia antecipou, nos bastidores, prefeitos buscam criar este grupo que reunirá as dez maiores economias da Grande BH. A intenção é alinhar discursos e posturas e tomar decisões estratégicas em conjunto.

Leia também

Segurança pública, integração do transporte metropolitano e obras de infraestrutura são alguns dos assuntos que seriam pautas prioritárias deste grupo, garantiram reservadamente fontes ligadas às prefeituras.

Encabeçado por Belo Horizonte, o grupo contaria com a participação primordial de Nova Lima, Contagem e Betim. As outras cidades convidadas para o G-10 seriam definidas quando a iniciativa sair do papel.

O agora prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), é um dos defensores da ideia e tem o apoio do chefe do executivo de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania). O apoio dá mais musculatura para ideia, uma vez que Dieguez é o atual presidente da Granbel, associação que reúne os 34 municípios da Região Metropolitana.

“Acho importante esse caminho do G10, que são aqueles que têm um impacto muito mais fortalecido pela questão da capital Belo Horizonte, e a defesa que eu faço é que a Granbel seja esse espaço onde o G10 possa organizar seus trabalhos, ter uma coordenação. O que a gente não pode ter são associações competindo entre si e perdendo representatividade. Sou um entusiasta e acho que dentro da Granbel a gente pode ter esse grupo de trabalho, como outros dos municípios que têm menos de 30 mil habitantes e que muitas vezes as suas questões são similares”, disse à reportagem.

As prefeituras de Nova Lima e de BH trabalham, neste momento, em conjunto, na criação do projeto Parque da Linha Férrea — obras de mobilidade na divisa entre as duas cidades com o objetivo de desafogar o trânsito e reduzir o fluxo de veículos na região.

Em entrevista à Itatiaia, o prefeito de BH disse que ainda o projeto está em “fase embrionária”. A nossa reportagem conversou com interlocutores nas prefeituras de Contagem e Betim. Integrantes das equipes da prefeita Marília Campos (PT) e Heron Guimarães disseram que os dois chefes do executivo são entusiastas do G-10 e estão dispostos a sentar para conversar sobre o assunto.

“Eu sou defensor desses grupos de trabalho, sou defensor do grupo de trabalho do G10, mas acima de tudo eu defendo que isso ocorra na estrutura que hoje existe da Granbel, que é uma bela estrutura que tem capacidade de representar esses grupos e de se organizar com diferentes coordenações para debater aquilo que é de relevância para os municípios”, finalizou João Marcelo.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.