Prefeitos estudam a criação de um grupo reunindo as dez maiores economias da região Metropolitana de Belo Horizonte. A intenção é alinhar discursos e posturas e tomar decisões estratégicas em conjunto.
Segurança pública, integração do transporte metropolitano e obras de infraestrutura são alguns dos assuntos que seriam pautas prioritárias deste grupo, garantiram reservadamente fontes ligadas às prefeituras.
Encabeçado por Belo Horizonte, o grupo contaria com a participação de Nova Lima, Contagem e Betim. As outras cidades convidadas para o G-10 seriam definidas quando a iniciativa saísse do papel.
O “G-10 da Grande BH” é inspirado no G-20, grupo de cooperação econômica internacional que reúne os países com as maiores economias do mundo.
Interlocutores garantem que o assunto está circulando em gabinetes e em encontros de prefeitos da Grande BH.
Questionado por nossa reportagem, o prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), confirmou que o assunto está sendo estudado. Damião disse que, neste momento, as discussões estão em fase “embrionária”.
"É embrionário, está sendo conversado. Por que? Porque quando a gente fala da população de Belo Horizonte, dos 2,5 milhões de habitantes, você coloca a Grande Belo Horizonte dentro de BH. Mas não é só este G-10, não são só as dez principais (cidades) da Grande BH, é sentar com a Granbel, ver o que é melhor para todo mundo”, disse Damião.
O prefeito em exercício de BH também defendeu a necessidade de integração entre as cidades. “A gente tem que comemorar os feitos dos outros a partir de agora. Quando Belo Horizonte não tiver chuvas, não tiver pelo menos inundações, este feito não é mais de Belo Horizonte. Eu gostaria que Vespasiano comemorasse, que Betim comemorasse. Eu tenho que comemorar as vitórias de Contagem, quando ganhar um prêmio na saúde, um prêmio na educação. Nós temos que comemorar os feitos dos nossos vizinhos, nós não somos separados, somos uma cidade só", enfatizou.
As declarações foram dadas à Itatiaia na manhã desta quinta-feira (13), durante o
A Itatiaia apurou que a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), vê a ideia com bons olhos. Marília é uma das principais defensoras de que o transporte público metropolitano seja discutindo em conjunto pelas principais cidades da Grande BH.
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), é o atual presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). Em entrevista recente à Itatiaia, ele defendeu a integração dos municípios da Grande BH para resolver problemas crônicos, como gargalos na mobilidade urbana.
As prefeituras de Nova Lima e de BH trabalham, neste momento, em conjunto, na criação do projeto Parque da Linha Férrea — obras de mobilidade na divisa entre as duas cidades com o objetivo desafogar o trânsito e reduzir o fluxo de veículos na região.