O ex-presidente Jair Bolsonaro citou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), como um dos nomes com potencial de disputar a Presidência da República em 2026. Em entrevista concedida à Folha de S. Paulo (28), Bolsonaro afirmou: “O Zema é uma pessoa que fez uma boa gestão lá (em Minas)”.
O nome do governador foi citado em uma pergunta sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Bolsonaro foi questionado se o apoiador, do Republicanos, despontava como principal nome da direita para concorrer às eleições presidenciais,
“Tarcísio é uma excelente pessoa, fenomenal gestor e um muito bom, bom, não vou falar excepcional, um bom político, assim como tem outros nomes pelo Brasil. O Zema tem uma pessoa que fez uma boa gestão lá, o Caiado (governador de Goiás), o Jorginho Mello (governador de Santa Catarina), outras pessoas que não estão no cargo executivo, mas despontam. Bons parlamentares por aí. Agora, dentro do PL, devidamente autorizado pelo Valdemar Costa Neto, o candidato sou eu”.
Bolsonaro manteve, na entrevista, sua intenção de disputar as eleições de 2026, mesmo estando atualmente inelegível. Ele afirmou que buscará reverter sua situação jurídica para viabilizar sua candidatura. “Eu vou até o último momento buscar pela minha possibilidade de disputar a eleição”.
Indefinição de Zema
Zema, por sua vez,
Apesar de afirmar que não possui intenção pessoal de concorrer ao cargo máximo do Executivo federal, Zema não descarta completamente a possibilidade, indicando que sua candidatura dependeria de um consenso entre lideranças de direita e centro-direita. Ele ressaltou que, se for considerado o melhor nome para representar esse espectro político, estaria disposto a aceitar a missão.
Apoio recíproco
Bolsonaro e Zema vêm de uma interação recente nas redes sociais, onde demonstraram apoio e admiração mútua. Após a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou
“O maior líder da oposição ao governo do PT é Jair Bolsonaro. Espero que a justiça seja feita e que ele recupere seus direitos políticos”, postou.
“Governador, muito obrigado pelas palavras, consideração e deixo aqui também minha consideração e grande carinho por Vossa Excelência!”