Ouvindo...

Anatel diz que bloqueio do Rumble já foi feito pela maioria das operadoras do país

Agência informou ainda que seguirá monitorando a implementação do bloqueio, determinado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, nos próximos dias

A sede da Anatel, em Brasília

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesse sábado (23) que encaminhou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando o bloqueio da plataforma de vídeos Rumble às mais de 21 mil prestadoras de telecomunicação do país.

Segundo a Anatel, uma avaliação realizada em diversos pontos do país identificou que o bloqueio já foi implementado na maioria dos acessos examinados. A agência disse ainda que continuará monitorando a implementação dos bloqueios nos próximos dias.

Leia também

O bloqueio do Rumble foi determinado na última sexta-feira (21) pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Em sua decisão, o magistrado apontou “reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e Poder Judiciário brasileiros”.

Dois dias antes, Moraes já havia determinado que a plataforma de vídeos identificasse um representante legal no país em até 48h, além do bloqueio do canal do blogueiro Allan dos Santos, que funciona na rede social.

Processo contra Moraes

O Rumble e a Trump Media & Technology Group (TMTG) processam Moraes em um tribunal da Flórida (EUA), alegando censura contra usuários das duas redes sociais. A ação contesta as ordens de Moraes que supostamente censuraram conteúdo de um “dissidente político” em plataformas americanas, alegando violações da Primeira Emenda da lei americana.

Editor de Política. Formado em jornalismo pela Newton Paiva e pós-graduado em comunicação empresarial pela Universidad de Barcelona (ESP). Já trabalhou no Lance!, no Diários Associados e em O Tempo.