A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesse sábado (23) que encaminhou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando o bloqueio da plataforma de vídeos Rumble às mais de 21 mil prestadoras de telecomunicação do país.
Segundo a Anatel, uma avaliação realizada em diversos pontos do país identificou que o bloqueio já foi implementado na maioria dos acessos examinados. A agência disse ainda que continuará monitorando a implementação dos bloqueios nos próximos dias.
Dois dias antes, Moraes já havia determinado que a plataforma de vídeos identificasse um representante legal no país em até 48h, além do bloqueio do canal do blogueiro Allan dos Santos, que funciona na rede social.
Processo contra Moraes
O Rumble e a Trump Media & Technology Group (TMTG) processam Moraes em um tribunal da Flórida (EUA), alegando censura contra usuários das duas redes sociais. A ação contesta as ordens de Moraes que supostamente censuraram conteúdo de um “dissidente político” em plataformas americanas, alegando violações da Primeira Emenda da lei americana.