Ouvindo...

Novo presidente do TCE-MG, Durval Ângelo projeta relação ‘republicana’ com governo Zema

Antes de ser conselheiro da Corte, indicado pelo ex-governador Fernando Pimentel (PT), Durval foi deputado estadual por seis mandatos

Durval Ângelo, novo presidente do TCE-MG

O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Durval Ângelo, afirmou que a relação com o governador Romeu Zema (Novo) será “republicana”. O ex-deputado estadual contou que esteve pessoalmente com o chefe do Executivo para entregar o convite da cerimônia de sua posse, nesta quinta-feira (13), no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, e disse esperar uma “parceria” com o estado.

“Quando o Tribunal age com rigor em uma fiscalização, está contribuindo com o governo para o caminho certo”, explicou.

Durval Ângelo classifica o papel do TCE como “pedagógico”, quando fala do diálogo com o governo de Minas. “Acho que antes de punir, antes de tomar uma medida mais drástica, é garantir, de alguma forma, a independência que já é prevista na Constituição”, detalha.

Leia também

Para a imprensa, ele ainda disse que, como presidente, pretende atuar para acompanhar políticas públicas de inclusão, acompanhando os gastos do estado em áreas como saúde e educação. “Não é só analisar se (o estado) está gastando 25% em educação, mas perguntar: qual a qualidade de nossa edução? Essa educação está sendo inclusiva? Está envolvendo realmente e servindo para o futuro das nossas crianças?”, questionou.

Antes de ser conselheiro, indicado pelo ex-governador Fernando Pimentel (PT), Durval Ângelo, foi deputado estadual em Minas Gerais por seis mandatos, com atuação, principalmente, na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (ALMG).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.