Ouvindo...

Lula diz que comportamento de Trump pode dificultar novos acordos sobre o clima

Em entrevista, presidente falou sobre as expectativas para realização da COP 30, mas se mostrou cético quanto aos acordo para financiamento de políticas de preservação

Presidente concedeu entrevista nesta quarta-feira (12)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostrou cético quanto à possibilidade da assinatura de novos acordos para o financiamento de políticas de preservação ambiental entre os países. O motivo: o comportamento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Desde que reassumiu as presidências dos EUA, Trump já retirou o país do acordo de Paris - que tem como objetivo principal limitar o aquecimento global por meio da redução das emissões de gases de efeito estufa -, suspendeu programas de incentivo ao uso de carros elétricos e até voltou a incentivar o uso de canudos de plástico.

Leia também

Segundo Lula, a atitude do presidente norte-americano pode dificultar o compromisso de outros países ricos com o enfrentamento à crise climática.

“Na COP de 2009, eu era presidente da república, e lá os países ricos prometeram dar 100 bilhões de dólares para que os países que tivessem floresta em pé mantivessem a floresta. Não deram. Depois prometeram 300 bilhões. Não deram. Agora a necessidade são 1 trilhão e 300 bilhões de dólares, então vai ficando cada vez mais difícil. E pelo comportamento do presidente americano, eu acho que vai ficar cada vez mais difícil o país dos ricos se comprometerem a ajudar a salvação do planeta”, lamentou o presidente.

Neste ano, o Brasil sediará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que acontece em Belém. Segundo o presidente, a discussão sobre o financiamento de políticas climáticas deve se repetir no evento que acontece no Brasil.

Segundo o presidente, o financiamento de outros países é fundamental para que o Brasil continue preservando o seu meio ambiente.

“Embaixo de cada copa de árvore tem um seringueiro, tem um pescador, tem um pequeno proprietário de terra, tem um produtor rural, e essa gente precisa ser respeitada e precisa de dinheiro, e é por isso que nós estamos cobrando do mundo desenvolvido, que já desmatou toda a sua terra, que eles tem que financiar para que os países que ainda tem floresta mantenha elas em pé. Para manter ela de pé, nós precisamos de comida na mesa de quem mora lá”, avaliou Lula.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio