O
Aos 34 anos, Mamdani se tornou o primeiro prefeito muçulmano e a pessoa mais jovem em mais de um século a governar a maior cidade dos EUA. A vitória representa uma derrota política para o grupo de Trump, que chegou a fazer campanha contra o democrata, chamando-o de “comunista” e ameaçando cortar verbas federais para Nova York caso ele vencesse as eleições.
Em seu primeiro discurso após a vitória,
“Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o elegeu”, afirmou.
Quem é Mamdani?
Antes de ser eleito prefeito, Mamdani era deputado estadual em seu terceiro mandato. Imigrante de
Ele é filho da cineasta indiana Mira Nair e do professor da Universidade Columbia Mahmood Mamdani.
Em 2021, Mamdani ganhou destaque nos Estados Unidos ao se unir a taxistas nova-iorquinos em uma greve de fome de 15 dias, em protesto contra dívidas excessivas da categoria.
Durante a campanha para a prefeitura da cidade mais famosa do país, elevou o tom das críticas ao governo Trump e utilizou as redes sociais como principal ferramenta de comunicação. Com linguagem jovem, destacou-se especialmente no
Mamdani venceu a disputa pela prefeitura com 50,4% dos votos, conquistando tanto bairros nobres quanto regiões de imigrantes. O ex-governador Andrew Cuomo ficou em segundo lugar, com 41,6%, e o republicano Curtis Sliwa em terceiro, com 7,1%.