Zohran Mamdani se autointitula ‘pior pesadelo de Trump’ e manda recado para presidente

Mamdani, eleito nessa terça-feira (4), é o primeiro muçulmano sul-asiático a ser prefeito da cidade e é o mais jovem em 100 anos

Zohran Mamdani, novo prefeito de Nova York, e o presidente dos EUA, Donald Trump

Durante o discurso após ter vencido as eleições em Nova York, nos Estados Unidos, o novo prefeito Zohran Mamdani se autointitulou “o pior pesadelo” do presidente do país, Donald Trump.

Mamdani, eleito nessa terça-feira (4), é o primeiro muçulmano sul-asiático a ser prefeito da cidade e é o mais jovem em 100 anos, segundo a Sky News. Ele usou o discurso da vitória para provocar o rival, Andrew Cuomo, e fazer um desafio a Trump.

“Desejo a Andrew Cuomo tudo de bom na vida privada”, afirmou. Ele disse, ainda, que é a última vez que pronuncia o nome do ex-governador “enquanto viramos a página de uma política que abandona a maioria e serve apenas a poucos”.

Depois, ele relembrou a ameaça de Trump caso ele vencesse. O republicano havia dito nessa terça-feira (4) que cortaria recursos federais de Nova York se Mamdani fosse eleito prefeito.

“Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o criou”, disse.

“Não é só assim que paramos Trump. É assim que paramos o próximo. Então, Donald Trump, já sei que você está assistindo, tenho um recado pra você: ‘Aumente o volume’”, acrescentou.

No Truth Social, Trump respondeu: "...E assim começa!”

Leia também

Zohran Mamdani vence eleições

Zohrah Mamdani venceu as eleições para prefeito de Nova York com 50,4% dos votos, segundo a Associated Press. O adversário mais próximo dele foi o ex-governador de Nova York, Andrew Cuomo, que concorreu como independente. Também era candidato Curtis Sliwa, do partido Republicano.

Mamdani era o favorito a vencer as eleições. Isso porque a cidade tem maioria democrata e ele havia vencido as eleições primárias do partido. No geral, quem vence as primárias costuma vencer as eleições gerais.

Quem é Zohran Mamdani

Nascido em Uganda e com família indiana, Mamdani mora nos Estados Unidos desde os sete anos. Em 2018, tornou-se cidadão americano.

Ele é filho da cineasta Mira Nair, produtora dos filmes “Um Casamento à Indiana”, “Salaam Bombay!” e de Mahmood Mamdani, professor e respeitado especialista em África, razão por quais alguns de seus críticos o chamam de “nepo baby”.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...