Ouvindo...

Zohran Mamdani faz história e se torna o primeiro prefeito muçulmano de Nova York

Democrata derrota candidato apoiado por Trump e assume o comando da maior cidade dos EUA prometendo ‘ser a luz em tempos de escuridão política’

O candidato a prefeito da cidade de Nova York, Zohran Mamdani, comemora durante um evento na noite da eleição no Brooklyn Paramount Theater, no Brooklyn, Nova York, em 4 de novembro de 2025.

Zohran Mamdani venceu a eleição para prefeito de Nova York nesta terça-feira (4). Mamdani, de 34 anos, é o primeiro prefeito muçulmano e a pessoa mais jovem em mais de um século a liderar a maior cidade dos Estados Unidos.

Com a vitória de Zohran Mamdani, o resultado representa uma derrota política para o presidente Donald Trump, que chegou a fazer campanha contra o democrata e ainda ameaçou cortas verbas federais caso ele ganhasse a eleição.

“Neste momento de escuridão política, Nova York será a luz”, disse Mamdani durante seu discurso de vitória, no qual também falou sobre suas propostas e se dirigiu diretamente a Trump.

O presidente dos EUA chegou a se pronunciar sobre a vitória de Mamdani e escreveu nas redes sociais: “E assim começa”. Quando 90% das urnas haviam sido apuradas, Mamdani já aparecia em primeiro lugar com 50,4% dos votos. Enquanto o segundo colocado, o ex-governardor Andrew Cuemo, com 41,6%.

Em alguns sites internacionais a campanha de Zohran Mamdani foi comparada à trajetória histórica de Barack Obama, quando se tornou o primeiro presidente negro dos EUA. O vencedor da eleição nasceu em Uganda em uma família de origem indiana e vive nos Estados Unidos desde os sete anos. Em 2018, tornou-se cidadão americano.

Ele é filho da cineasta Mira Nair, produtora dos filmes “Um Casamento à Indiana”, “Salaam Bombay!” e de Mahmood Mamdani, professor e respeitado especialista em África, razão por quais alguns de seus críticos o chamam de “nepo baby”.

Em outra publicação nas redes, Trump voltou a falar sobre a vitória de Mamdani e disse que as pesquisas indicam que os republicanos perderam porque ele não estava nas urnas “e devido à paralisação no governo”.

Já a Casa Branca divulgou uma arte que imitava o brasão do time de basquete New York Knicks, com a frase “Trump é seu presidente”.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.