Eleições de Nova York, a maior cidade dos EUA, ocorrem nesta terça (4); saiba tudo

Três candidatos disputam a prefeitura da cidade: Zohran Mamdani, deputado estadual democrata, Andrew Cuomo, ex-governador independente, e Curtis Sliwa, ativista republicano

Nova York, nos Estados Unidos

Eleitores de Nova York, a maior cidade dos Estados Unidos, vão às urnas nesta terça-feira (4) para escolher o novo prefeito da cidade.

Três candidatos disputam a prefeitura da cidade: Zohran Mamdani, deputado estadual democrata, Andrew Cuomo, ex-governador independente, e Curtis Sliwa, ativista republicano. Vale lembrar que Cuomo foi derrotado nas eleições primárias do Partido Democrata em junho e decidiu se lançar de forma independente.

Além da tradicional polarização entre os partidos Democrata e Republicano, o próprio partido Democrata terá uma divisão entre Cuomo, que é centrista, e Mamdani, que defende uma plataforma socialista democrática.

A tendência é que a eleição seja vencida por Mamdani, uma vez que a cidade tem maioria democrata e o candidato que vence as eleições primárias do partido se torna o favorido par a eleição geral.

O vencedor deverá gerir um orçamento de 115 bilhões de dólares e 300 mil funcionários municipais. Vale lembrar que a cidade tem um Produto Interno Bruto (PIB) de 1,3 trilhão de dólares, que estaria entre as 20 economias do mundo caso fosse um país.

Leia também

Os locais de votação ficam abertos das 6h às 21h do horário local (8h às 23h de Brasília).

Além do prefeito (Mayor), os eleitores terão que votar em:

  • Vice-prefeito (Public Advocate);
  • Secretário Municipal da Fazenda (Comptroller);
  • Juiz distrital (Justice of the Supreme Court - Judicial District);
  • Promotor público distrital (District Attorney);
  • Juiz de pequenas causas distrital (Civil Court Judge);
  • Subprefeito (Borough President);
  • Vereador (City Council Member).
Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...