O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o sistema eleitoral americano em publicação na rede social Truth Social neste domingo (31), prometendo assinar uma ordem executiva que exija identificação do eleitor em todos os votos.
Trump também defendeu a restrição da votação por correio, permitindo-a apenas para pessoas com problemas de saúde graves e militares que estejam distantes de suas localidades. Ele reforçou a preferência pelo uso exclusivo de cédulas de papel nas eleições.
“Identificação do eleitor deve fazer parte de cada voto. SEM EXCEÇÕES! Farei uma Ordem Executiva para esse fim!!! Além disso, sem votação por correio, exceto para aqueles que estão muito doentes e para os militares distantes. USE APENAS CÉDULAS DE PAPEL!!!”, escreveu.
O presidente americano já vinha manifestando a intenção de eliminar a votação por urnas eletrônicas, alegando que esses equipamentos “"custam dez vezes mais do que o sofisticado e preciso papel com marca d'água, que é mais rápido e não deixa NENHUMA DÚVIDA, ao fim da noite, sobre quem VENCEU e quem PERDEU a eleição”.
Com informações de Estadão Conteúdo.