Ouvindo...

Eleitores de Nova York comemoram vitória de Zohran Mamdani; veja vídeo

Mamdani teve 50,4% dos votos, segundo a Associated Press; o adversário mais próximo dele foi o ex-governador de Nova York, Andrew Cuomo, que concorreu como independente

Eleitores comemoram vitória de Zohran Mamdani em café nos EUA

Vídeos publicados nas redes sociais mostram uma comemoração fervorosa dos eleitores de Nova York após a vitória de Zohran Mamdani para prefeito da cidade. O candidato do partido Democrata é o primeiro muçulmano a ocupar o cargo.

“Mamdani! Mamdani!”, diziam os eleitores em um café em Astoria, em Nova York. Veja o vídeo, na íntegra, ao final da matéria.

Mamdani teve 50,4% dos votos, segundo a Associated Press. O adversário mais próximo dele foi o ex-governador de Nova York, Andrew Cuomo, que concorreu como independente. Também era candidato Curtis Sliwa, do partido Republicano.

Mamdani era o favorito a vencer as eleições. Isso porque a cidade tem maioria democrata e ele havia vencido as eleições primárias do partido. No geral, quem vence as primárias costuma vencer as eleições gerais.

Veja o vídeo:

Leia também

Quem é Zohran Mamdani

Nascido em Uganda e com família indiana, Mamdani mora nos Estados Unidos desde os sete anos. Em 2018, tornou-se cidadão americano.

Ele é filho da cineasta Mira Nair, produtora dos filmes “Um Casamento à Indiana”, “Salaam Bombay!” e de Mahmood Mamdani, professor e respeitado especialista em África, razão por quais alguns de seus críticos o chamam de “nepo baby”.

Trump se manifesta

Trump afirmou nessa terça-feira (4) que cortaria os fundos federais de Nova York caso Mamdani ganhasse as eleições. Ele o classificou como “candidato comunista”.

“Seus princípios foram testados por mais de mil anos, e nunca se mostraram eficazes. Prefiro muito mais ver um democrata, com histórico de sucesso, VENCER do que um comunista sem experiência e com histórico de FRACASSO TOTAL”, escreveu no Truth Social.

Em outra publicação, Trump voltou a falar sobre a vitória de Mamdani e disse que as pesquisas indicam que os republicanos perderam porque ele não estava nas urnas “e devido à paralisação no governo”.

Já a Casa Branca divulgou uma arte que imitava o brasão do time de basquete New York Knicks, com a frase “Trump é seu presidente”.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.