A Força Aérea Brasileira (FAB) abateu uma aeronave na fronteira com a Venezuela. A ação, que ocorreu na manhã de terça-feira (11), culminou na morte de duas pessoas que ocupavam o avião clandestino.
A interceptação integra a Operação Ostium, que tem como objetivo sufocar atividades criminosas na fronteira brasileira.
A FAB informou que, assim que a aeronave entrou clandestinamente no país, foram executadas as medidas de intervenção, que consistem na determinação à aeronave interceptada para que modifique a rota, com o objetivo de forçar o pouso em aeródromo determinado.
Como os ocupantes da aeronave ignoraram a ordem, a FAB informou que foi necessário executar as medidas de persuasão, consistem no disparo de tiros de aviso, para que os traficantes sejam convencidos a obedecer às ordens.
Ainda conforme a FAB, como o alerta não foi respeitado, a aeronave foi classificada como hostil e, dessa forma, submetida ao Tiro de Detenção (TDE), que consiste no disparo de tiros, com a finalidade de impedir a continuidade do voo.
Com a execução do Tiro de Detenção , o avião interceptado, classificado como hostil pelos militares, colidiu com o solo.
A FAB foi ao local nesta quarta-feira (12), e encontrou dois traficantes mortos, além da presença de drogas no interior da aeronave.