Ouvindo...

Megaoperação no Rio: Gleisi fala em ‘ações isoladas’ dos estados e cobra avanço de PEC

Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi citou ‘a necessidade de articulação entre forças de segurança’

Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse pelas redes sociais nesta terça-feira (28) que a operação policial no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho (CV) mostra a necessidade da aprovação no Congresso Nacional da PEC da Segurança Pública do presidente Lula (PT). Ela também criticou o que chamou de ações “decididas isoladamente por governos locais”.

Operação policial no Rio de Janeiro, no Complexo do Alemão, deixou ao menos 64 mortos.

Gleisi destacou a “necessidade de uma articulação nacional entre as forças de segurança e do fortalecimento da Polícia Federal e de outros órgãos federais no planejamento das ações conjuntas”.

“Ficou mais uma vez evidente a necessidade de articulação entre forças de segurança no combate ao crime organizado. E o fortalecimento da Polícia Federal e outras forças federais no planejamento e na execução das ações conjuntas, não apenas fornecendo armas, equipamentos e tropas para operações decididas isoladamente por governos locais”, escreveu ela.

Leia também

A ministra também defendeu que as ações de enfrentamento ao crime sejam baseadas em inteligência financeira e citou como exemplo a Operação Carbono Oculto, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“É isso que o governo do presidente Lula propõe na PEC da Segurança Pública: uma grande articulação com os governos estaduais, em que somente o crime sairá perdendo”, concluiu.

Governador do RJ diz estar sozinho

O governador do estado, Cláudio Castro (PL), afirmou que o Rio de Janeiro está “sozinho nessa guerra”. Em pronunciamento, ele afirmou que a situação atual “transcende” questões de segurança pública comum e classificou a ação como “uma operação de defesa”. “O Rio está sozinho nessa guerra”, declarou, enfatizando que o cenário exige uma integração mais ampla do estado com as forças federais.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.