Instabilidade provoca temporais e chuva de até 300 mm em algumas regiões do Brasil

Segundo MetSul Meteorologia, o mau tempo avança nos próximos dias com chance de chuva forte em vários pontos

Belo Horizonte e

Um sistema de baixa pressão está atuando sobre o Brasil neste começo de semana e deve provocar muita chuva em partes do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Segundo o boletim do MetSul Meteorologia, divulgado nesta segunda-feira (2), em alguns locais o volume de chuva pode passar de 200 milímetros em poucos dias.

Hoje, o sistema atua entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. A chuva já começou cedo em várias cidades, mas o risco aumenta do período da tarde para a noite, quando podem ocorrer pancadas fortes e temporais isolados no Centro-Oeste e no Sudeste.

Em alguns pontos, a chuva prevista se soma ao acumulado no domingo, com registros entre 50 e 100 milímetros.

Leia também:

Na terça-feira (3), a área de instabilidade avança pelo Sudeste e continua provocando chuva forte em estados do Centro-Oeste e do Sudeste, principalmente entre a tarde e a noite. Ao longo do dia, o mau tempo também chega ao Paraná e a Santa Catarina, com chance de chuva em várias cidades.

De acordo com o MetSul, no Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul, pode chover, mas de forma mais isolada.

Na quarta-feira (4), o sistema começa a se afastar para o oceano, mas ainda mantém o tempo instável.

Há previsão de chuva forte em alguns pontos do Centro-Oeste e do Sudeste, além de chuva no Paraná e em Santa Catarina, principalmente nas áreas mais próximas do litoral.

Minas Gerais

Na quinta-feira (5), mesmo com o afastamento da baixa pressão, a umidade continua alta. Com isso, pode chover em muitas cidades de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com risco de chuva forte em alguns locais.

Os maiores volumes de chuva devem ocorrer entre Mato Grosso do Sul, Goiás e o interior de São Paulo. Também pode chover bastante em áreas do Mato Grosso, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em situações isoladas, a chuva pode chegar a 200 ou até 300 milímetros.

No Sul do país, o risco maior é para Santa Catarina e o Paraná, onde alguns pontos podem registrar entre 100 e 150 milímetros.

Leia também

Com tanta chuva em pouco tempo, aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e enchentes repentinas. Em regiões com morros e encostas, a chuva forte pode causar deslizamentos de terra e queda de barreiras.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...