Fevereiro amanheceu chuvoso em Belo Horizonte, e a condição desta segunda-feira (2) deve se estender até, pelo menos, o fim de semana.
De acordo com Lizandro Gemiacki, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica que grande parte de Minas Gerais e a região de Belo Horizonte devem permanecer sob forte instabilidade.
“As chuvas devem variar entre períodos de chuvisco e momentos de chuva mais contínua, com algumas pausas”, afirmou.
Ele também destacou a “sensação de abafamento, por conta da alta umidade relativa do ar”. Esse cenário favorece a ocorrência de grandes volumes de chuva e de tempestades isoladas.
De acordo com ele, a instabilidade está ligada a uma região de baixa pressão atmosférica, chamada tecnicamente de cavado, que se estende pelo centro do país. “Começou associado a uma região de do ciclone extratropical”.
Mesmo com o afastamento do ciclone para o oceano, segundo Lizandro, permaneceu “organizada uma área de instabilidade né, uma área de baixa pressão”, que segue influenciando o Sudeste, o Centro-Oeste e parte do Sul do Brasil.
Leia também:
BH pode ter chuva a qualquer hora do dia nesta segunda (2); confira previsão Fevereiro começa com alerta de tempestade e granizo para as 853 cidades de MG; lista
As temperaturas devem permanecer estáveis: “As mínimas ficam em torno de 18 a 19 graus, e as máximas também se mantêm mais ou menos estáveis, entre 25 e 27 graus”.
A previsão indica tempo instável ao longo de toda a semana, com céu nublado e possibilidade de chuva a qualquer hora. No fim de semana, a chuva deve ocorrer principalmente em forma de pancadas.
Essa condição deve se manter até, pelo menos, o início da próxima semana, entre segunda e quarta-feira. A partir de quinta-feira, a tendência é de melhora, com diminuição da chance de chuva, mas o cenário ainda depende da atualização das previsões meteorológicas.
A previsão indica tempo instável ao longo de toda a semana, com céu nublado e possibilidade de chuva a qualquer hora. No fim de semana, a chuva deve ocorrer principalmente em forma de pancadas.
Carnaval
“Essa condição deve se manter até, pelo menos, o início da próxima semana, entre segunda (9) e quarta-feira (11). A partir de quinta-feira (12), a tendência é de melhora.
“A princípio, a tendência é que na próxima semana diminua essa condição de instabilidade. Ainda assim, por causa do aquecimento diurno e da disponibilidade de umidade, sempre há chance daquelas pancadas de fim de tarde e à noite, que podem ser rápidas e intensas, mas sem ficar tão chuvoso quanto nesta semana.”
Previsão do mês
Para o restante do mês de fevereiro, de acordo com Lizandro, a previsão aponta chuvas um pouco acima do normal na faixa leste do estado e volumes levemente abaixo da média no Norte de Minas e no Triângulo Mineiro.