Ouvindo...

Lula diz que população deve se educar para evitar alimentos com preços em alta

Em entrevista a rádios da Bahia, presidente diz que redução do preço dos alimentos é prioridade do governo e que vai discutir medidas com produtores e atacadistas

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de abertura do Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no centro Internacional de Convenções do Brasil.

Em entrevista concedida a rádios da Bahia nesta quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, mais uma vez, a preocupação com a inflação dos alimentos. Segundo o presidente, ao mesmo tempo em que governo discute ações para os preços nos supermercados, a população brasileira precisa passar por um “processo educacional” para aprender a substituir produtos que estejam caros por outros mais baratos.

“Uma das coisas mais importantes para que a gente possa controlar o preço é o próprio povo. Se você vai no supermercado e você desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tiver a consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, porque, senão, vai estragar”, disse Lula em entrevista a rádios Metrópoles e Sociedade, da Bahia.

Leia também

“Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro. É necessário que a gente faça isso. O povo não pode ser extorquido. A pessoa sabe que a massa salarial cresceu, que o salário aumentou, aí aumenta o preço. Não, é preciso ter responsabilidade, concluiu o presidente.

Em outras ocasiões, membros do governo Lula chegaram a fazer a mesma sugestão de substituição dos alimentos, o que não foi bem visto. Em janeiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou a sugerir que a população consumisse outra fruta para fugir da alta no preço da laranja. Em outubro de 2024, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sugeriu a troca do alface pela chicória.

Além das sugestões de consumo, o presidente também disse que o governo pretende se reunir com produtores e atacadistas para discutir medidas para baratear o preço dos alimentos. Conforme o presidente, a alta observada nas gôndolas dos supermercados está ligada à alta do dólar, a condução da política monetária pelo Banco Central e o aumento da exportação dos produtos.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio