O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou
Por conta da convocação de Lula, alguns ministros precisaram dar uma pausa nas férias e retornar a Brasília. É o caso dos ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Carlos Lupi (Previdência) e Marcos Antonio Amaro (Gabinete de Segurança Institucional), que tiveram seus períodos de descanso alterados. A mudança foi oficializada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (16). Outros, como Fernando Haddad (Fazenda) e Nísia Trindade (Saúde), também interromperam os recessos recentemente para atender a demandas do governo.
Reorganização e cobranças
Segundo fontes ligadas à presidência, Lula pretende usar o encontro para reposicionar sua gestão, que enfrentou uma de suas maiores crises após a polêmica envolvendo a
O presidente ficou
Além disso, a reunião ocorre sob a
Estreia de Sidônio Palmeira
O encontro marcará a estreia de Sidônio Palmeira como ministro da Secretaria de Comunicação (Secom). Substituto de Paulo Pimenta, Sidônio terá papel relevante na reorganização da estratégia de comunicação do governo e na articulação entre as pastas. O novo ministro já começou a ajustar ações e deverá apresentar medidas para melhorar a imagem pública da gestão.
Contexto e expectativas
Esta será a primeira reunião ministerial de 2025 e também o primeiro grande encontro do governo após o retorno dos ministros das férias. Em dezembro, Lula reuniu sua equipe em um almoço de confraternização no Palácio do Alvorada,
Agora, o presidente quer consolidar 2025 como o “ano da colheita”, adiando as expectativas que inicialmente recaíam sobre 2024.