Ouvindo...

Lula faz ‘confra’ de fim de ano com ministros em 1º compromisso oficial após volta a Brasília

Reunião ministerial, que é tratada como um ‘almoço de fim de ano’, vai reunir todos os chefes de pastas do governo para um balanço ‘informal’ das ações de 2024

O presidente Lula e ministros durante reunião no Palácio do Planalto

Nove dias após realizar uma cirurgia para retirada de um hematoma na cabeça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Brasília e retoma nesta sexta-feira (20) os compromissos presenciais com uma reunião no Palácio da Alvorada. Os convidados do encontro são os ministros de seu governo para um breve balanço dos dois anos de gestão e uma confraternização de fim de ano.

O almoço é uma alternativa encontrada pela equipe de Lula para a reunião que o presidente preparava para o final de ano, onde cada ministro apresentaria o balanço de ações do ano de suas respectivas pastas.

Leia também

Em julho de 2023, uma reunião neste mesmo formato, realizada no Palácio do Planalto, reuniu todos os 38 ministros do governo e durou nove horas. Por recomendações médicas, o encontro com os ministros deve ser objetivo, com poucas falas para garantir que o evento não se prolongue. Após o balanço, será realizado um almoço comemorativo.

Apesar do encontro mais breve desta sexta-feira, marcando a última reunião do ano de 2024, Lula ainda deve voltar a reunir seus ministros em janeiro para uma reunião mais formal.

Alguns dos ministros já estiveram com o presidente antes do retorno a Brasília. É o caso dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio Monteiro (Defesa), Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), com quem tratou de assuntos estratégicos do governo durante o período em que esteve em sua residência no Alto de Pinheiros, em São Paulo.

Lula está em Brasília desde a última quinta-feira (19), quando realizou uma nova tomografia, que confirmou sua liberação para viajar à capital federal.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio