Nove dias após realizar uma cirurgia para retirada de um hematoma na cabeça,
O almoço é uma alternativa encontrada pela equipe de Lula para a reunião que o presidente preparava para o final de ano, onde cada ministro apresentaria o balanço de ações do ano de suas respectivas pastas.
Em julho de 2023, uma reunião neste mesmo formato, realizada no Palácio do Planalto, reuniu todos os 38 ministros do governo e durou nove horas. Por recomendações médicas, o encontro com os ministros deve ser objetivo, com poucas falas para garantir que o evento não se prolongue. Após o balanço, será realizado um almoço comemorativo.
Apesar do encontro mais breve desta sexta-feira, marcando a última reunião do ano de 2024, Lula ainda deve voltar a reunir seus ministros em janeiro para uma reunião mais formal.
Alguns dos ministros já estiveram com o presidente antes do retorno a Brasília. É o caso dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio Monteiro (Defesa), Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), com quem tratou de assuntos estratégicos do governo durante o período em que esteve em sua residência no Alto de Pinheiros, em São Paulo.
Lula está em Brasília desde a última quinta-feira (19), quando realizou uma nova tomografia, que confirmou sua liberação para viajar à capital federal.