Ouvindo...

Zema rebate críticas de Haddad e afirma que texto do Propag foi ‘mutilado’ por Lula

Mais cedo, o ministro da Fazenda havia dito que o governador “esconde a verdade” sobre as negociações do programa de renegociação das dívidas dos estados

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo)

O governador Romeu Zema (Novo) usou as redes sociais para rebater os comentários do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Na resposta, Zema afirmou que os vetos do presidente Lula (PT) ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados junto à União (Propag) impõe custos extras para Minas Gerais “enquanto o governo federal mantém 39 ministérios, esbanja com viagens luxuosas e impõe sigilo de 100 anos no cartão do presidente”.

De acordo com Zema, nas reuniões sobre o Propag, o governo de Minas Gerais defendeu que o texto acabasse “com os juros abusivos cobrados pela União”.

Leia também

O governador também escreveu que tem respeito pelo trabalho de Haddad, mas que “o exemplo tem que partir de cima”.

Mais cedo, Haddad acusou Zema de esconder a verdade sobre as negociações do Propag. Ele também mencionou que o governador teria apresentado uma proposta para a renegociação da dívida “bem menor” que a aprovada e sancionada pelo presidente Lula.

Zema chegou a dizer que se os vetos de Lula não fossem derrubados, Minas Gerais não iria aderir ao Propag.

O vice-governador Mateus Simões (Novo), no entanto, disse que o estado irá aderir ao programa, mas só em 2026.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.