O mercado financeiro revisou as estimativas de inflação para 2024, de acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (2) pelo Banco Central. Pela projeção, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, deve encerrar o ano em 4,71%, o que representa um aumento de 0,08 ponto percentual em relação à semana anterior.
Para 2025, a projeção de inflação também é de alta, com a taxa alcançando 4,40%. Ambos os índices ficam acima do centro da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 3%, com teto de 4,5%.
Aumento dos juros
Diante da pressão inflacionária, os analistas também esperam um aumento na taxa de juros. A estimativa para a Selic neste ano permanece em 11,75%, o que sugere um possível acréscimo de 0,5 ponto percentual na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em dezembro. Para 2025, a expectativa é de uma Selic em 12,68%, 1,43 ponto acima da taxa atual.
As revisões foram feitas após a
O Boletim Focus também revisou para cima o crescimento do PIB, que deve avançar 3,22% neste ano, acima da projeção oficial do governo, de 3,2%.