Ouvindo...

G20: Lula promete tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2026

O anúncio foi feito em discurso no lançamento da Aliança Global da Fome e a Pobreza, em cúpula do G20, no Rio de Janeiro

Lula defende mais países no Conselho de Segurança da ONU para evitar conflitos | CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta segunda-feira (18) tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2026.

Segundo ele, ao voltar à presidência para o terceiro mandato, o Brasil estava com 33 milhões de pessoas no mapa da fome.

Em discurso na abertura da cúpula do G20, Lula citou programas como o Bolsa Família, como uma das políticas para erradicar a fome do Brasil.

“Conseguimos sair do Mapa da Fome da FAO em 2014, para o qual voltamos em 2022, em um contexto de desarticulação do Estado de bem-estar social.Foi com tristeza que, ao voltar ao governo, encontrei um país com 33 milhões de pessoas famintas. Em um ano e onze meses, o retorno desses programas já retirou mais de 24, 5 milhões de pessoas da extrema pobreza. Até 2026, novamente sairemos do Mapa da Fome”, afirmou Lula.

Leia também

O tema da primeira reunião de Lula com os chefes de Estado do G20 é a inclusão social e luta contra a fome e a pobreza, que foi uma das prioridades definidas pelo Brasil na presidência rotativa do G20, que se encerra em 30 de novembro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.