O deputado federal Elmar Nascimento (União-BA) proferiu duras críticas ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), seu antigo aliado no Parlamento, devido ao apoio público à candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).
Em conversa com jornalistas, após se reunir com a bancada do PT, Elmar disse que a decisão de Lira de anunciar apoio à Motta para a sucessão na Câmara “rebaixa a posição institucional do presidente da Casa”.
“Eu acho que a postura mais correta era, em janeiro, ele podia anunciar o seu voto pessoal, mas ficar equidistante do processo e ficar como magistrado. Seria uma postura muito mais digna e elogiável e teria os meus elogios. Eu espero, ainda, até que ele reveja a posição que é contra, que rebaixa a posição institucional do presidente da Câmara e fazer como o presidente Lula fez”, disparou Elmar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já anunciou que não irá apoiar nenhum dos candidatos à sucessão na Câmara dos Deputados.
Elmar disse que Lira não conseguiu reunir um “blocão” de partidos para apoiar Motta.
“Vocês falavam muito, vocês da imprensa, do blocão do Lira, né? Cadê o blocão do Lira? Todo comigo”, ironizou o deputado.
Elmar disse que não irá mudar sua relação com Lira, apesar da decepção com a postura do então aliado.
“Eu não confundo relações pessoais com o futuro da casa. Eu sempre vou o cumprimentar, eu sempre vou o respeitar. Decepção por não ter o apoio pessoal, entendendo que eu reuni as melhores condições de poder dirigir a casa”, afirmou ele.