Em um documento enviado pelo ‘X’ ao ministro Alexandre de Moraes em 6 de setembro deste ano, a plataforma informou que, desde 2020, já atendeu 223 ordens para suspender ou derrubar contas a pedido do Supremo Tribunal Federal e do Supremo Tribunal Eleitoral. As informações foram obtidas pelo portal Uol, que teve acesso ao documento sigiloso.
Leia mais:
A lista de contas bloqueadas foram enviadas para o ministro do Supremo Tribunal Federal para demonstrar que o ‘X’ colabora com a Justiça. Esse era um dos argumentos utilizados pela empresa para pedir a revisão do bloqueio da plataforma no Brasil.
Desde que as ordens de bloqueio começaram, a maioria dos perfis afetados são de influenciadores e políticos bolsonaristas, que segundo os órgãos, divulgavam fake News, incitavam golpes e faziam ameaças. No documento, o ‘X’ não divulgou quando os perfis sofreram as punições. Confira os perfis derrubados por ordem judicial abaixo:
- Nikolas Ferreira (PL-MG)
- Carla Zambelli (PL-SP)
- Bia Kicis (PL-DF)
- Daniel Silveira
- Roberto Jefferson
- Luciano Hang
- Allan dos Santos
- Rodrigo Constantino
- Oswaldo Eustáquio
- Paulo Figueiredo
Outro ponto alegado pela plataforma, na época, foi que o ‘X’ cumpriu 158 ordens do STF e 65 ordens do STE. Contudo, na lista não incluem a lista de nove contas que o ‘X’ se negou a bloquear por ordem de Moraes neste ano.