Ouvindo...

Moraes autoriza investigados pelo 8 de janeiro a votarem neste domingo

Decisão vale para os acusados que não estão presos em decorrência do inquérito que apura as responsabilidades pelos atos

O ministro Alexandre de Moraes, do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou os investigados pelos atos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas, a votar neste domingo (6), data do primeiro turno das eleições municipais.

A decisão foi motivada por uma ação protocolada pela Defensoria-Pública da União (DPU) e vale para os acusados que não estão presos em decorrência do inquérito que apura as responsabilidades pelos atos. Autorização vale também para o segundo turno, que será realizado em 27 de outubro.

Moraes autorizou a “flexibilização do recolhimento domiciliar” dos investigados e réus pelo 8 de janeiro. Eles poderão exercer o direito de votar e se deslocarem aos locais de votação das 9h às 11h.

Leia também

Os investigados pelos atos respondem no Supremo pelos crimes de:

  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • golpe de Estado
  • dano qualificado
  • deterioração do patrimônio tombado
  • associação criminosa armada

Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.