Ouvindo...

PF e Anatel enviam ao STF relatórios sobre acesso ao X no Brasil após bloqueio

Documentos, que estão sob sigilo, são parte de cumprimento de ordem de Alexandre de Moraes

Rede social teve funcionamento suspenso no Brasil

A Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) enviaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (25) relatórios sobre acessos à rede social X após a ordem de suspensão da plataforma no Brasil, no fim de agosto. Trata-se do cumprimento de uma ordem do ministro Alexandre de Moraes. Os documentos estão sob sigilo.

A PF investiga quem está postando na rede social usando mecanismos para burlar o bloqueio. Isso é possível por meio de artifícios como VPN (rede privada virtual). Ao suspender o funcionamento do X, o ministro Alexandre de Moraes determinou que usuários que se valessem de subterfúgios para acessar a rede social podem ser multados.

A Anatel apura como a rede social voltou ao ar no Brasil na última semana. Suspeita-se que a empresa tenha migrado servidores, o que driblar a ordem de suspensão.

Leia também

O X está suspenso desde agosto por descumprir uma série de ordens judiciais, incluindo a necessidade de ter um representante legal no país.

Na última sexta-feira (20), a empresa renomeou uma advogada como representante no Brasil.

Após a entrega dos relatórios da PF, da Anatel, da Receita Federal e do Banco Central, Moraes deverá analisar se a empresa cumpriu os requisitos para retomar o funcionamento no país.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.