Nova estação do metrô de BH começará a funcionar em fevereiro

A ampliação significa mais 1,7 quilômetro de linha de metrô na capital custou R$ 96 milhões

Metrô de BH tem novidades

A nova estação do Metrô de Belo Horizonte, Novo Eldorado, começará a operar na primeira quinzena de fevereiro. O anúncio foi feito pela Metrô BH, concessionária que opera o modal, na manhã desta terça-feira (13), quando o governador Romeu Zema (Novo) participou da primeira viagem teste nos trilhos que ligam a estação Eldorado à recém-construída Nova Eldorado, ambas em Contagem, na região metropolitana da capital.

A ampliação significa mais 1,7 quilômetro de linha de metrô na capital custou R$ 96 milhões dos cofres públicos e a Metrô BH estima que cerca de sete mil pessoas passem na Estação Novo Eldorado diariamente. A extensão na linha 1 é a primeira desde 2002, quando foi inaugurada a Estação Vilarinho, na Região de Venda Nova, na capital mineira.

Em entrevista coletiva após a viagem teste, Zema ressaltou a primeira ampliação na linha em mais de duas décadas e deu destaque aos recursos garantidos para as obras de mobilidade dos próximos anos, quando ele já não estará mais no cargo.

“Neste ano ainda teremos pelo menos mais duas estações e, depois, a linha 2 completa. E o mais importante, recurso reservado para ser utilizado somente com esse propósito. Ou seja, qualquer que seja o cenário político em Minas e no Brasil, essas expansões serão entregues aqui na região metropolitana. E essa obra aqui junta com o Rodoanel Metropolitano vão melhorar em muito a mobilidade urbana”, afirmou o governador de Minas.

O anúncio de Zema se refere às previsões de entrega de duas estações da Linha 2 do metrô de BH, que ligará o modal à Regional Barreiro.

A ideia do Executivo Estadual é colocar em funcionamento as estações Amazonas e Nova Suíça ainda neste ano. As demais cinco paradas devem ser entregues em 2029.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

Ouvindo...