PF realiza nova fase de operação contra desvio de emendas parlamentares

Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão como parte da Operação Overclean

A ação da Polícia Federal ocorre em parceria com a Controladoria-Geral da União e a Receita Federal

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (13) a nona fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

Essa ação tem o apoio da Controladoria-Geral da União e da Receita Federal.

Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, autorizados pelo ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), na Bahia e no Distrito Federal.

O STF determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação desses recursos de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...