Deputado do PDT é alvo de operação da PF por suposto desvio de emendas

Segundo os investigadores, Félix Mendonça (PDT) teria participado ativamente do esquema criminoso

O deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA)

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (13), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, a nona fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de emendas parlamentares.

Segundo a CNN Brasil, um dos alvos é o deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA), que, para os investigadores, teria participado ativamente do esquema criminoso.

De acordo com a apuração, o pedetista utilizava o então secretário parlamentar, Marcelo Chaves – alvo da quarta fase da operação – como intermediário. Chaves negociava a destinação de emendas a municípios baianos, cobrava pagamentos ilegais de prefeitos beneficiados e atuava na operacionalização do repasse de propinas.

Mendonça teria recebido vantagens indevidas, de forma direta e indireta, em troca do direcionamento de emendas parlamentares a pelo menos três municípios da Bahia.

A Itatiaia procurou Félix Mendonça, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto pra manifestação do parlamentar.

A operação foi autorizada pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão na Bahia e no Distrito Federal.

O STF determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação desses recursos de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.

Leia também

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia

Ouvindo...