A primeira-dama Janja da Silva já está em Nova York, nos Estados Unidos, onde cumpre uma série de agendas antes de acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Na quinta-feira (19), no primeiro compromisso público em solo norte-americano, Janja cobrou das empresas e fundos privados investimentos do Fundo Amazônia, para mitigar os efeitos da seca e das queimadas.
“O Fundo Amazônia recebe majoritariamente doações de países, mas pode também receber doações de empresa e de fundos privados. A gente pensa que só os países são doadores para o Fundo Amazônia, hoje a gente tem só a Petrobras que faz doações para esse fundo, mas é importante também saber que iniciativas privadas, grandes fundos, podem fazer doações para o Fundo Amazônia” disse Janja durante o evento da ONU.
Ao longo desta sexta-feira (20), a primeira-dama também participa de outro evento na sede da ONU. Já no dia 21 - dia da chegada do presidente Lula à Nova York -, está prevista a participação de Janja em um painel do G20 na Universidade de Columbia, em um evento para discutir o combate à fome.
Lula na Assembleia Geral da ONU
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa na terça-feira (24), na abertura da 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, O evento reúne, anualmente, 193 chefes de Estado e de governo de todo o mundo.
A previsão do Ministério das Relações Exteriores é que o tema do discurso esteja focado no combate à fome e à crise climática.