Ouvindo...

Lula se reúne com Marina Silva para discutir onda de incêndios no país

Governo avalia medidas para atuar no combate às queimadas que assolam o país; Ontem, presidente sobrevoou queimada que atinge o Parque Nacional de Brasília

O presidente Lula e a ministra Marina Silva, durante evento em abril de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (16), no Palácio do Planalto, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, em uma agenda para discutir a onda de incêndios que assolam o país.

Originalmente, a reunião contaria com a presença do ‘núcleo político’ do governo, segundo a agenda do presidente. Fazem parte desse núcleo os ministros Rui Costa (Casa Civil); Fernando Haddad (Fazenda); Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). Além disso, também estão presentes os líderes do governo no Senado e na Câmara.

Com a chegada de Marina Silva, o presidente também recebe os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Jorge Messias (Advocacia-geral da União), além de representantes do Ibama e ICMBio, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Neste final de semana, foram mais de 1.795 focos de incêndio registrados, com destaque para Minas Gerais, que sofreu 329 queimadas nas últimas 24h. No Distrito Federal, o incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília fez com que a capital federal acordasse coberta de fumaça e fuligem. No domingo, o presidente Lula sobrevoou a área ao lado da primeira-dama, Janja da Silva.

Após o sobrevoo, o presidente afirmou que o governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para ajudar no combate às chamas. A expectativa é que o presidente anuncie ao longo desta semana novos recursos para ajudar os estados no trabalho de combate às chamas, já que no domingo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, autorizou o governo a abrir crédito especial - fora do arcabouço fiscal - para gastar no combate aos incêndios.

Leia também

Na decisão, Dino argumentou que a crise climática provocada pelas queimadas é semelhante à tragédia provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.


Participe dos canais da Itatiaia:

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio