Ouvindo...

Reprovação do governo Lula na área ambiental dispara e chega a 44% de ruim ou péssimo

Levantamento do Ipec divulgado neste sábado (14) mostra que, em meio a queimadas, insatisfação com atuação do governo no meio ambiente é a que mais cresce desde abril

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec - antigo Ibope), divulgada neste sábado (14), mostra que a insatisfação da população brasileira com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disparou quando o assunto é a atuação na área ambiental.

Os dados divulgados pelo Jornal ‘O Globo’ neste sábado mostram que, em abril, 33% dos entrevistados consideravam o desempenho do Executivo na área ruim ou péssima. Agora, segundo o levantamento de setembro, esse percentual chegou a 44% - aumento de 11%.

Nesse intervalo de tempo entre as pesquisas, o governo foi muito criticado pela falta de ações efetivas para enfrentar o aumento das queimadas no país.

Leia também

Hoje, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é responsável por quase 70% dos focos de incêndio na América do Sul. Além disso, o país também precisou lidar com as enchentes no Rio Grande do Sul nesse período.

Confira os dados:

Avaliação do governo Lula na área ambiental

  • Ruim/Péssima - 44% (33% em abril)
  • Ótima/Boa - 27% (33% em abril)

  • Regular - 26% (29% em abril)

Além do meio ambiente, a percepção negativa sobre o desempenho do governo Lula também aumentou na área da segurança pública, com 46% dos entrevistados avaliando a atuação como ruim ou péssima (aumento de 4% em relação a abril).

Para a pesquisa, o Ipec ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 130 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, e o nível de confiança é de 95%.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais