Ouvindo...

Governo Lula não definiu nome para assumir Autoridade Climática, diz Marina

O órgão foi criado durante a campanha eleitoral de 2022 do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e anunciado só na terça-feira (10)

Ministério do Meio Ambiente é comandado por Marina Silva

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, informou nesta quarta-feira (11), durante evento do G20 no Rio de Janeiro, que o governo ainda não escolheu um nome para liderar a Autoridade Climática. O órgão foi criado durante a campanha eleitoral de 2022 do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e anunciado só na terça-feira (10).

A nova estrutura terá como objetivo enfrentar as tragédias causadas pelas mudanças climáticas. O anúncio da criação da Autoridade Climática ocorreu durante a visita de Lula ao Amazonas, onde ele observou áreas afetadas pela seca e pelos incêndios no Estado.

“Neste momento não está colocada a questão do nome. O que está colocado é o melhor desenho, a melhor estrutura e a melhor política para fazer esse enfrentamento” [...] “Queremos uma instituição robusta, com um comitê técnico-científico que vai dar suporte, juntando o que há de melhor na ciência brasileira”, disse a ministra.

A ideia de criar essa autoridade foi uma das bandeiras de campanha de Lula nas eleições de 2022. No início de 2023, durante sua posse, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou que a proposta estava sendo elaborada e seria enviada ao Congresso Nacional ainda naquele ano. No entanto, isso não ocorreu.

Leia também

Agora, a nova promessa do governo federal é que a proposta seja encaminhada nos próximos dias ao Congresso na forma de uma Medida Provisória (MP). A nova autoridade funcionaria como uma autarquia, com orçamento e servidores próprios, e ficaria sob a supervisão do Ministério do Meio Ambiente.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio