O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta quarta-feira (11) que o Brasil pode mobilizar jovens recém-alistados no serviço militar para intensificar as ações de combate às queimadas que afetam praticamente todo o território nacional. A declaração foi feita durante uma entrevista à rádio Norte FM, do Amazonas.
“Já que ele [o jovem recruta] está há um ano nas Forças Armadas, vamos tentar preparar esses meninos. São 70 mil jovens por ano, que a gente pode preparar e torná-los profissionais de combate à questão climática. De defesa do planeta, da floresta, da água, da vida humana. A gente pode fazer isso, porque vamos precisar”, disse o presidente.
Ainda segundo Lula, a ideia já foi apresentada ao comandante do Exército, general Tomás Paiva, mas ainda não há prazo para que ela se torne realidade. Conforme o presidente, os recrutas receberiam treinamento para apoiar as ações da Defesa Civil.
Essa é mais uma proposta do governo para lidar com a urgência relacionada aos incêndios que assolam o país. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mais de cinco mil focos de incêndio foram registrados nas últimas 24 horas.
Após situações críticas no Pantanal e na Amazônia, agora é o Cerrado que passa pelo momento mais crítico, com quase 2.500 focos de incêndio registrados entre segunda e terça-feira, segundo o INPE.
Na terça-feira (10), em reunião no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir as ações do governo federal no enfrentamento dessa crise, sobretudo no Pantanal e na Amazônia, o ministro Flávio Dino disse que o Brasil vive uma ‘epidemia’ de incêndios, e cobrou ações conjuntas entre os Três Poderes.