Ouvindo...

Em agenda, Duda faz mais uma da sequência de denúncias contra mineração irregular na Serra do Curral

Candidata se baseou em visitas na Serra do Curral e em documento do MPMG que dobra a multa diária em caso de continuação da atividade

Duda Salabert (PDT), deputada estadual.

A deputada federal e candidata do PDT para a prefeitura da capital, Duda Salabert esteve hoje no Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente para oficializar mais uma denúncia de atividade irregular da mineradora Empabra na Serra do Curral.

Atualmente, estão judicialmente suspensas as atividades de mineração na Mina Corumi, realizada pela empresa.

Na ocasião, Duda mencionou uma manifestação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que foi elaborada a partir de uma cobrança que o mandato da deputada fez, em busca de uma postura mais firme das autoridades diante das atividades da Empabra.

No documento, o MP determina a busca e apreensão de todos os caminhões e demais veículos transportadores em operação na Empabra, “permanecendo depositados e lacrados no próprio local (...) e multa diária de 100 mil reais” caso não haja imediata suspensão de todas as atividades de lavra de minério de ferro e ao transporte de materiais depositados ou extraídos da área, incluindo o tráfego de caminhões de carregamento de minério no local denominado Mina Corum.

A instituição também requer “a vedação da realização de quaisquer atividades pela empresa, independentemente de sua natureza, no período de repouso noturno, assegurando-se o descanso da população local e o maior controle das atividades exercidas pela Empabra”.

Leia também

Denúncias consecutivas

Duda contou à Itatiaia que, ao constatar atividade minerária ocorrendo de maneira irregular na Serra do Curral, ela contatou a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Federal, mas não houve retorno ou fiscalização por parte das forças de segurança.

“Por que será a polícia do Estado, Guarda Municipal e Polícia Federal não vão lá paralisar esse crime? Fizemos essa denúncia no último domingo e na quinta-feira denunciamos quinta-feira de novo. São inúmeras denúncias. Vão esperar o que?”, questionou.

A candidata diz que a Justiça já fez a sua parte ao emitir uma decisão que impede qualquer movimentação de máquinas e retirada de minério por parte da mineradora na Serra do Curral e ela, como deputada federal, já fez a sua parte também, ao fiscalizar e denunciar. Como possível próximo passo, ela fala na abertura de uma CPI.

“Se eleita, ainda terei dois meses como deputada federal e nesse período vamos abrir um requerimento e buscar assinaturas pra criação de uma CPI para investigar o que impede a atuação das forças do Estado e do Município pra impedir esse crime?”, afirmou Duda.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.