A deputada federal e
Atualmente, estão judicialmente suspensas as atividades de mineração na Mina Corumi,
Na ocasião, Duda mencionou uma manifestação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que foi elaborada a partir de uma cobrança que o mandato da deputada fez, em busca de uma postura mais firme das autoridades diante das
No documento, o MP determina a busca e apreensão de todos os caminhões e demais veículos transportadores em operação na Empabra, “permanecendo depositados e lacrados no próprio local (...) e multa diária de 100 mil reais” caso não haja imediata suspensão de todas as atividades de lavra de minério de ferro e ao transporte de materiais depositados ou extraídos da área, incluindo o tráfego de caminhões de carregamento de minério no local denominado Mina Corum.
A instituição também requer “a vedação da realização de quaisquer atividades pela empresa, independentemente de sua natureza, no período de repouso noturno, assegurando-se o descanso da população local e o maior controle das atividades exercidas pela Empabra”.
Denúncias consecutivas
Duda contou à Itatiaia que, ao constatar atividade minerária ocorrendo de maneira irregular na Serra do Curral, ela contatou a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Federal, mas não houve retorno ou fiscalização por parte das forças de segurança.
“Por que será a polícia do Estado, Guarda Municipal e Polícia Federal não vão lá paralisar esse crime? Fizemos essa denúncia no último domingo e na quinta-feira denunciamos quinta-feira de novo. São inúmeras denúncias. Vão esperar o que?”, questionou.
A candidata diz que a Justiça já fez a sua parte ao emitir uma decisão que impede qualquer movimentação de máquinas e retirada de minério por parte da mineradora na Serra do Curral e ela, como deputada federal, já fez a sua parte também, ao fiscalizar e denunciar. Como possível próximo passo, ela fala na abertura de uma CPI.
“Se eleita, ainda terei dois meses como deputada federal e nesse período vamos abrir um requerimento e buscar assinaturas pra criação de uma CPI para investigar o que impede a atuação das forças do Estado e do Município pra impedir esse crime?”, afirmou Duda.