Justiça determina suspensão imediata da mineração na Serra do Curral, em BH
Decisão atende um pedido apresentado no fim de julho pelo Ministério Público de Minas Gerais contra duas empresas

A Justiça determinou, na segunda-feira (19), a suspensão imediata de todas as atividades de mineração na Mina Corumi, nas proximidades da Serra do Curral, em Belo Horizonte. A atividade mineratória no local é de responsabilidade da Empresa de Mineração Pau Branco (Empabra).
A decisão atende um pedido apresentado no fim de julho pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), tendo como alvo a Empabra e a Taquaril de Terrenos e Construções Ltda. (ETC). O MP afirma que há exploração minerária predatória e ilegal na região, além de ‘descumprimento reiterado de obrigações assumidas no sentido de proceder à recuperação ambiental da área’.
A Empabra deverá, ainda, contratar, também no prazo máximo de 30 dias, auditoria técnica independente para o acompanhamento das medidas de recuperação das áreas degradadas e garantia de segurança das estruturas do local. A Empabra poderá ser multada em até R$ 50 mil por dia caso descumpra as medidas impostas.
A Itatiaia tenta contato com a Empabra e aguarda retorno.
Leia mais
Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.



