Ouvindo...

Justiça determina suspensão imediata da mineração na Serra do Curral, em BH

Decisão atende um pedido apresentado no fim de julho pelo Ministério Público de Minas Gerais contra duas empresas

Mineração da Serra do Curral é envolta em polêmicas

A Justiça determinou, na segunda-feira (19), a suspensão imediata de todas as atividades de mineração na Mina Corumi, nas proximidades da Serra do Curral, em Belo Horizonte. A atividade mineratória no local é de responsabilidade da Empresa de Mineração Pau Branco (Empabra).

A decisão atende um pedido apresentado no fim de julho pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), tendo como alvo a Empabra e a Taquaril de Terrenos e Construções Ltda. (ETC). O MP afirma que há exploração minerária predatória e ilegal na região, além de ‘descumprimento reiterado de obrigações assumidas no sentido de proceder à recuperação ambiental da área’.

A decisão de segunda (19) é assinada pela juíza Moema Miranda Gonçalves, da 9ª Vara Cível de Belo Horizonte, que determinou a ‘suspensão imediata de todas as atividades relacionadas à lavra de minério de ferro e ao transporte/escoamento de materiais depositados e/ou extraídos, incluindo o tráfego de caminhões de carregamento de fino de minério’.

Leia também

Além disso, a magistrada deu 30 dias para que o Plano de Fechamento de Mina seja elaborado. O plano deve trazer um cronograma de execução e um plano de recuperação das áreas degradadas pela mineração, assim como a definição de como a área será usada pós a recuperação.

A Empabra deverá, ainda, contratar, também no prazo máximo de 30 dias, auditoria técnica independente para o acompanhamento das medidas de recuperação das áreas degradadas e garantia de segurança das estruturas do local. A Empabra poderá ser multada em até R$ 50 mil por dia caso descumpra as medidas impostas.

A Itatiaia tenta contato com a Empabra e aguarda retorno.

Leia mais


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.