Ouvindo...

Vídeo: incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó, em MG, chega ao terceiro dia

Visitação ao parque, que fica a pouco mais de 2 horas de Belo Horizonte, está suspensa desde segunda (19)

Incêndio começou no domingo (18)

Um incêndio consome, desde domingo (18), parte da vegetação do Parque Nacional da Serra do Cipó, na região Central de Minas. Agentes do Corpo de Bombeiros e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), atuam no local.

A visitação ao parque, que fica a pouco mais de 2 horas de Belo Horizonte, está suspensa desde segunda-feira (19). Segundo a nota oficial divulgada pelo parque, existem grandes focos de incêndio dentro e fora da unidade. Segundo o ICMBio, as chamas teriam sido causadas por ação humana.

Além dos 40 agentes do ICMBio e de voluntários, o Corpo de Bombeiros atua no local com 19 militares e cinco viaturas. O foco no momento é o combate às chamas nas comunidades de Serra Morena, Mãe D’ Água, Alto Palácio e Recanto do Ildeu.

Leia também

O parque tem 34 mil hectares e a área atingida pelo fogo é quase 500 hectares. Os focos de incêndio foram localizados perto da rodovia MG-010 e acabaram se espalhando pela Serra do Espinhaço, atingindo também a Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira e outras unidades de preservação.

Em nota enviada à CNN, o ICMBio confirmou a ação humana no incêndio. “O período de estiagem é marcado pela prevalência de altas temperaturas e baixa umidade, que favorece a propagação das chamas. Portanto, o uso de fogo nesta época é proibido. Como não há ocorrência de fogo natural, o incêndio foi causado por ação humana”. A Polícia Civil de Minas Gerais investiga o caso.

Leia mais


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.