Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu na manhã desta quinta-feira (5) cerca de 800 kg carnes provenientes de abates clandestinos na zona rural de Campo Belo, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais.
Durante uma fiscalização em um local de desmatamento, os policiais localizaram uma fazenda que apresentava indícios de abate ilegal de animais.
Os militares, então, realizaram diligências pela área. Foram encontrados cabeças, cascos, carcaças, sangues e vísceras descartados indevidamente e sem controle ambiental ou sanitário.
No interior de cinco freezers, foram localizadas e recolhidas cerca de 800 kg de carnes embaladas, vindas dos abates clandestinos. Segundo a
Fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Vigilância Sanitária foram acionados constataram as condições insalubres do local e ficaram responsáveis pela apreensão e descarte das carnes.
O suspeito do crime foi identificado, mas não foi localizado pelas autoridades. A PMMG afirma que ele é reincidente e pode responder por poluição ambiental, maus-tratos de animais e crimes contra a relação de consumo. Somadas, as penas podem ultrapassar dez anos de prisão.
“Os abates nessas condições geram sofrimento aos animais, uma vez que são utilizados meios e métodos cruéis, além da carne ser considerada imprópria pra consumo, já que normas sanitárias não são cumpridas”, afirmou o Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente.