Ouvindo...

Duda propõe acabar com a venda de animais no Mercado Central para evitar ‘contaminação’

A candidata do PDT à prefeitura de BH falou também em valorização do turismo gastronômico e promete pagar o maior salário para professores entre as capitais

Candidata Duda Salabert (PDT) em agenda no Mercado Central, no Centro de BH

A candidata à Prefeitura de Belo Horizonte, a deputada federal Duda Salabert (PDT), cumpriu agenda de campanha nesta terça-feira (20) no Mercado Central. Ela almoçou com correligionários, circulou pelos corredores, conversou com eleitores e falou com a Itatiaia sobre planos para o local.

Para a deputada federal do PDT, a venda de animais no local ofusca o potencial que ele tem para a economia criativa e traz riscos de contaminação. Ela explicou que a legislação do município precisa ser atualizada de acordo com o princípio global da Saúde Única, em que a saúde humana, animal e ambiental está interligada.

“Caso eleita, vamos atualizar a legislação para que locais onde há consumo e venda de comida, não se vendam animais. Segundo a OMS, 100% das últimas pandemias são de origem animal e a culpa não é dos animais, mas sim da relação irresponsável que temos com a venda deles”, disse.

Essa é a primeira semana de campanha dos candidatos à prefeitura e a de Duda começou pela Lagoinha e, agora, pelo Centro.

“A gente optou por locais que traduzem nosso anseio de construir uma nova economia em BH, valorizando a economia criativa, os bares e restaurantes. Se eu for prefeita, vamos internacionalizar a culinária de Belo Horizonte, o mercado central será o epicentro do turismo gastronômico de Minas, quiçá do Brasil”, afirmou a candidata.

“Cabe à prefeitura dar apoio e incentivar esses comerciantes, pois bares e restaurantes geram empregos. Se eu for eleita, vai ter fila de estrangeiros para experimentar o que temos. Aí está o caminho para BH voltar a crescer: valorizar o turismo gastronômico”, disse.

Leia também

Chapa de professores

Salabert acredita que estará no segundo turno das eleições municipais e que o debate da educação será decisivo.

Por isso a importância de formar, com o candidato a vice, Francisco Foureaux (PDT), uma chapa puro-sangue em termos de partido e de profissão.

Ela conta que Foureaux é um velho amigo de sala de aula e de movimentos sociais.

“Demos aulas juntos, participamos de manifestações em defesa da redução da tarifa de ônibus, discutimos propostas para cidade em movimentos sociais, construímos o PDT juntos, fomos filiados ao PSOL na mesma época. Temos uma tradição profissional e política que sempre se encontrou”, comentou a candidata.

Para a educação, a pedetista tem como proposta fazer de Belo Horizonte a capital da educação, e promete: “Vamos pagar o maior salário para professores entre as capitais”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.