Ouvindo...

Lula recebe Lira no Planalto para discutir emendas parlamentares

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o Palácio do Planalto por volta das 21h desta segunda-feira (19)

Lula e Lira acertam apoio conjunto à sucessão na Câmara | CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (19) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio do Planalto.

No encontro, os presidentes trataram das emendas parlamentares, que tiveram as execuções suspensas pelo Supremo Tribunal Federal.

O presidente Lula deixou o Planalto por volta das 21h. A reunião com Lira não constava na agenda oficial divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

O impasse entre o Legislativo e o Judiciário começou na última quarta-feira (14), depois que o ministro do Supremo Flávio Dino decidiu suspender todas as emendas impositivas apresentadas pelo Congresso ao Orçamento até que sejam estabelecidas regras de transparência e rastreabilidade dos recursos.

Os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e diversos partidos políticos recorreram, mas o presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, rejeitou o pedido. Depois, o Plenário do Supremo manteve a decisão de Dino.

A escalada do atrito ocorreu na sexta-feira (16), quando Lira encaminhou para análise da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara (CCJ) a PEC que limita as decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também

A presidente da CCJ, deputada Carol de Toni (PL-SC), prometeu dar celeridade na tramitação.

O ministro Luís Roberto Barroso deve promover um almoço nesta terça-feira (20) entre os ministros do Supremo e os presidentes da Câmara e do Senado em busca de um consenso sobre as emendas parlamentares.

Na quarta-feira (21) os chefes dos Três Poderes participarão de uma cerimônia, no Palácio do Planalto, para assinar o Pacto pela Transformação Ecológica.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.