Ouvindo...

‘O Brasil saiu do apagão diplomático’, diz Lula no Chile

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a postura internacional do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Ministérios atingidos pela contenção de R$ 15 bilhões serão revelados pelo Governo Lula nesta terça-feira (30)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (5) que o Brasil viveu um ‘apagão diplomático’ na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O discurso foi feito no Chile, onde Lula se reuniu pela manhã com o presidente Gabriel Boric.

Em pronunciamento à imprensa, Lula afirmou que o Brasil se isolou do mundo entre 2018 e 2022.

“O Brasil saiu do ‘apagão diplomático’ que ele se submeteu de 2018 a 2022. O Brasil não tinha relações com ninguém, e o Brasil tratava de ofender os outros aliados. O Brasil ficou totalmente isolado, ninguém queria visitar o Brasil e ninguém queria receber o presidente do Brasil”, lamentou.

Leia também

Ainda em seu discurso, o presidente Lula pregou a pacificação entre os países da América do Sul.

“Não podemos ficar de costas uns para os outros. Nós temos que pesquisar, garimpar e estudar cada coisa que podemos fazer juntos. Nós temos que estudar nossas similaridades, temos que fazer com que as coisas aconteçam em benefício do sonho que nós temos: de uma América do Sul unida”, destacou Lula.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.