O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), criou, nesta segunda-feira (5), com o Ministro de Energia do Chile, Diego Pardow, o “Grupo de Trabalho sobre Combustíveis Sustentáveis de Aviação”. O assunto é um dos pontos do debate sobre transição energética. Os combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) são vistos como um alternativa importante para reduzir o uso de combustíveis fóssies no setor.
SAF
No Brasil, a produção para utilização em larga escala é aguardada para 2025. No grupo de trabalho, os dois países vão compartilhar, por exemplo, práticas regulatórias e de mercado e conhecimento técnico e científico para a determinação da intensidade de carbono na produção de SAF.
Minerais estratégicos
Os dois países também assinaram um protocolo de cooperação para desenvolvimento do setor mineiro regional com foco em mineirais estratégicos, como o Nióbio, que são fundamentais na transição energética. Entre as práticas compartilhadas estarão ações de mineração sustentável e atração de investimento internacional.