O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um forte recado para o seu aliado, Nicolás Maduro,
A realização das eleições na Venezuela é vista com desconfiança por outros países. A incógnita é o comportamento que Nicolás Maduro adotará para assegurar a votação e apuração do resultado de maneira livre e democrática, tendo em vista as violações cometidas contra opositores ao regime que está atualmente no poder.
“Eu fiquei assustado com a declaração do Maduro dizendo que se ele perder as eleições vai ter um banho de sangue. Quem perde as eleições toma um banho de voto. O Maduro tem que aprender, quando você ganha, você fica; quando você perde, você vai embora”, afirmou Lula.
As eleições presidenciais na Venezuela estão marcadas para domingo. De um lado, Maduro tenta se assegurar no cargo desde que assumiu, em 2013. Por outro lado, a oposição aposta suas fichas em Edmundo Gonzalez, ex-embaixador da Venezuela que foi alçado como candidato na última hora após a inabilitação de María Corina Machado, líder da oposição.
Ainda segundo Lula, seu assessor para assuntos internacionais, Celso Amorim, vai acompanhar a votação na Venezuela, junto com alguns representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).